Indicado para o tratamento cirúrgico de Reconstrução
Entenda o que é a
Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho
Nos pacientes com lesão do Ligamento Cruzado Anterior (para saber mais clique aqui) e que desejam retornar às atividades físicas de forma plena, pode ser indicado o tratamento cirúrgico de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). A cirurgia pode ser indicada também naqueles pacientes que têm a lesão e sentem o joelho muito instável ou sentem o joelho falhar mesmo nas atividades cotidianas. A cirurgia é realizada por técnica de vídeoartroscopia (para ler mais sobre artroscopia clique aqui) com pequenos cortes e menor agressividade. Basicamente o ligamento é reconstituído com a utilização de um enxerto (um pedaço de tendão retirado do próprio paciente) que é fixado no joelho com 2 parafusos intra-ósseos.
Como é realizada a cirurgia do LCA?
Existem diversas técnicas cirúrgicas possíveis de acordo com as características individuais de cada paciente e da preferência do cirurgião. Podem ser utilizados enxertos do joelho lesionado do próprio paciente, do joelho contra-lateral (não lesionado) ou pode-se utilizar enxerto de banco de tecidos (doador cadáver). O enxerto pode ser fixado no osso com diversos tipos de dispositivos ou parafusos de acordo com a preferência do cirurgião.
Quanto tempo de recuperação após a cirurgia?
O paciente fica apenas uma noite no hospital. No dia seguinte tem alta e já inicia alguns exercícios leves e já é autorizado a pisar no chão com auxílio de um par de muletas por 10 a 15 dias. A fisioterapia começa após 2 a 3 dias e é mantida por 40 a 60 dias até que o paciente tenha condições de freqüentar uma academia. O retorno aos esportes de maior impacto e sobrecarga ocorre somente após 6 meses da cirurgia pois o organismo precisa desse tempo para transformar o enxerto em um novo ligamento com resistência suficiente para suportar a prática dessas atividades.
Quais são os riscos da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anteior?
Em geral é considerada uma cirurgia de baixo risco porém, assim como em qualquer procedimento cirúrgico, existem alguns riscos a serem considerados. Como a cirurgia é realizada por técnica de vídeo, a recuperação é mais rápida e as complicações são menos freqüentes. Em torno de 10% dos pacientes não conseguem voltar a ter o ligamento estável por causas diversas. Porém é bom salientar que a maioria dos pacientes (70%) voltam a praticar as atividades físicas de forma plena. Somente um especialista pode te orientar a respeito dos riscos para o seu caso, de acordo com suas características individuais.
Alguma dúvida?
Entre em contato
Se tiver alguma dúvida não deixe de perguntar. Quanto mais informação mais seguro será para seguir em frente! O formulário abaixo é uma forma dinâmica de entrar em contato com o médico. Envie a sua mensagem que lhe responderei no mais breve possível.
Cirurgia do Joelho
Dr. Junichiro Sado
Formado nas melhores instituições acadêmicas do Brasil, tem 18 anos de experiência em tratamento de doenças do joelho com mais de 4 mil procedimentos cirúrgicos realizados. Está em constante atualização através da participação nos principais congressos e associações nacionais e internacionais da área de joelho.
Conheça também
Outras Páginas
Notícias do Blog
Informe-se
Fibromialgia e dor crônica do joelho
Dor no joelho e obesidade
Padrão de Excelência
Hospital Unique
Um hospital completo, com a excelência que Goiânia merece. Assim é o hospital Unique, um novo conceito em atendimento ao paciente, com a filosofia de um tratamento personalizado e diferenciado. Possui um corpo clínico qualificado e uma estrutura concebida em cada detalhe para proporcionar esse padrão de atendimento.
Visite o site do Hospital