A obesidade é uma epidemia mundial com repercussões negativas em vários setores da saúde. No caso dos joelhos não é diferente. O aumento do peso corporal comprovadamente aumenta o risco de se desenvolver artrose dos joelhos. Tanto por fatores mecânicos quanto por fatores bioquímicos. Além disso o sobrepeso piora os sintomas de dor nos pacientes com artrose já diagnosticada. Portanto o controle do peso corporal é fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento da doença.
Além disso ocorre também uma maior predisposição para lesões ortopédicas durante a prática de atividades físicas, devido à maior sobrecarga articular. Portanto, o paciente com sobrepeso deve priorizar atividades físicas de baixo impacto (sem saltos e sem corridas) a fim de evitar tais lesões.
Lembrando que ao sentir dores recorrentes um médico especialista deve ser consultado e ele indicará o melhor tratamento para a dor.
Dr. Junichiro Sado é médico ortopedista especializado em cirurgia do joelho e medicina esportiva. Graduado em medicina pela Universidade Estadual de Campinas. Residência Médica pela Universidade Federal de Goiás, e especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP.
Perfil do Médico
Comments are closed.