Doença degenerativa e progressiva das
Entenda
Artrose do Joelho
A artrose do joelho (também conhecida como osteoartrite) é uma doença degenerativa e inflamatória que leva ao desgaste progressivo das articulações do corpo. Pode ter várias causas sendo as mais frequentes:
- Idade avançada;
- Hereditariedade;
- Obesidade;
- Lesões de ligamentos, meniscos ou fraturas;
- Problemas de alinhamento dos membros inferiores;
- Doenças que atingem a articulação do joelho (reumatológicas, hemofilias, sinovites);
- Sexo feminino.
Quais são os principais sintomas da artrose?
Nas fases iniciais, o principal sintoma da artrose no joelho é a dor aos realizar esforços físicos mais intensos tais como correr, caminhar longas distâncias, atividades físicas ou ao se levantar após longos períodos em repouso. Pode ser acompanhado de inchaço no joelho.
Com a evolução da doença, o paciente pode passar a ter dor para atividades moderadas tais como ficar em pé, subir escadas, agachar e ajoelhar. Nos casos mais graves ocorre a impossibilidade de se locomover e executar as atividades mais básicas do dia-a-dia. O paciente passa a evitar sair de casa, viajar, ir ao supermercado ou até mesmo realizar as tarefas mais simples dentro de casa. Podem ocorrer deformidades de alinhamento dos membros inferiores e sensações de “falha” com episódios de quedas.
Também pode ocorrer inchaço, insegurança, rigidez articular e sensações de falha ou travamento do joelho.
Quais exames são realizados para diagnosticar artrose?
O melhor e mais utilizado exame para o diagnóstico da artrose no joelho são as radiografias (Raio-Xs) ortostáticas (realizadas com o paciente em pé). A ressonância magnética não é fundamental para o diagnóstico mas pode ser realizada em alguns casos para se excluir outras doenças ou em casos duvidosos.
Qual o tratamento para artrose do joelho?
A maioria dos casos de artrose são leves e moderados, portanto de tratamento clínico. Normalmente é necessária a redução de peso corporal nos pacientes que apresentam sobrepeso, associada a um programa individualizado de atividades físicas de baixo impacto e fortalecimento muscular. Atividades de impacto tais como caminhadas, corridas e saltos são prejudiciais e devem ser evitados pelos pacientes com artrose dos joelhos.
Existem diversos tipos de medicamentos que podem ser usados para cada tipo de paciente, levando em consideração a gravidade do quadro, bem como de fatores individuais de cada paciente tais como idade, doenças associadas, etc…
Infiltrações de medicamentos no joelho também podem ser indicadas para casos selecionados.
Existem várias técnicas cirúrgicas que estão indicadas para os casos mais graves. O tipo e o momento certo de fazer a cirurgia deve ser escolhido de acordo com diversos critérios individuais de cada paciente que somente um médico especialista pode avaliar. A cirurgia mais definitiva para artroses graves é a Prótese de Joelho (leia mais sobre Prótese de Joelho clicando aqui).
Alguma dúvida?
Entre em contato
Se tiver alguma dúvida não deixe de perguntar. Quanto mais informação mais seguro será para seguir em frente! O formulário abaixo é uma forma dinâmica de entrar em contato com o médico. Envie a sua mensagem que lhe responderei no mais breve possível.
Cirurgia do Joelho
Dr. Junichiro Sado
Formado nas melhores instituições acadêmicas do Brasil, tem 18 anos de experiência em tratamento de doenças do joelho com mais de 4 mil procedimentos cirúrgicos realizados. Está em constante atualização através da participação nos principais congressos e associações nacionais e internacionais da área de joelho.
Conheça também
Outras Páginas
Notícias do Blog
Informe-se
Fibromialgia e dor crônica do joelho
Dor no joelho e obesidade
Padrão de Excelência
Hospital Unique
Um hospital completo, com a excelência que Goiânia merece. Assim é o hospital Unique, um novo conceito em atendimento ao paciente, com a filosofia de um tratamento personalizado e diferenciado. Possui um corpo clínico qualificado e uma estrutura concebida em cada detalhe para proporcionar esse padrão de atendimento.
Visite o site do Hospital