- Se você tiver dor no joelho antes de iniciar a prática de corrida, consulte um ortopedista para fazer um diagnóstico preciso e iniciar um tratamento adequado antes de correr.
- Tenha em mente que a corrida é um esporte de alto impacto. Portanto se você estiver com seu peso corporal acima do normal, inicie com atividades aeróbicas de baixo impacto tais como bicicleta, caminhadas, transport, natação , hidroginástica, remo. Corrida somente depois de perder peso.
- Para aqueles que estão há muito tempo sem praticar esportes regularmente, antes de iniciar a corrida é necessário fazer alguns meses de preparação com alongamentos e fortalecimento muscular a fim de diminuir o risco de lesões.
- Tanto para a preparação física , quanto para os treinos de corrida, é fundamental o acompanhamento de um profissional de educação física para que tudo seja planejado e executado da forma correta.
- A frequência e a intensidade dos treinos deve ser aumentada de forma gradativa. Aumentos muito abruptos podem levar a lesões.
- Use calçados adequados e específicos para corrida. Leve em consideração seu tipo de pisada para a compra do tênis.
- Cada pessoa tem seu biotipo, seu histórico de prática esportiva, suas lesões pregressas. Portanto nunca se compare aos outros corredores. Descubra seus limites individuais e tente manter os exercícios dentro desses limites.
Lembrando que ao sentir dores recorrentes um médico especialista deve ser consultado e ele indicará o melhor tratamento para a dor.
Dr. Junichiro Sado é médico ortopedista especializado em cirurgia do joelho e medicina esportiva. Graduado em medicina pela Universidade Estadual de Campinas. Residência Médica pela Universidade Federal de Goiás, e especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP.
Perfil do Médico
Comments are closed.